Saltar para o conteúdo

3 dicas para ganhar massa muscular sem ganhar peso

Podemos ganhar muscular sem engordar? A resposta é absolutamente sim, mas todo realização implica um sacrifício, e como já podem imaginar, este caso não é uma exceção. A pessoa que deseja aumentar sua massa muscular sem ganhar peso deve seguir três pontos-chave: alimentação equilibrada, aumentar a ingestão de proteínas e seguir um plano de treino específico.

Estas regras podem parecer muito óbvias, mas o truque para ganhar massa muscular sem engordar está em fazê-lo na ordem certa. Para muitas pessoas, pode ser surpreendente, um indivíduo que consuma mais de 5000 calorias por dia e está em perfeito estado físico. Mas a realidade é que, quanto mais músculo tiver, mais você tem que alimentarte.

A chave para aumentar a massa muscular sem ganhar peso é alimentar os seus músculos de uma maneira consistente com nutrientes de alta qualidade. Para obtê-lo e evitar a perda de massa muscular, lhe recomendamos que você siga estas três dicas para a hora de preparar suas refeições e saber o que você deve comer para ganhar músculo sem gordura em pouco tempo:

  • Prepara refeições equilibradas com um claro protagonista: a proteína.
  • Inclui carboidratos complexos e de baixo índice glicêmico.
  • Inclui generosas porções de gorduras saudáveis.

1. A proteína, elemento-chave de nossa dieta

É possível que já tenha ouvido falar da proteína, que é de que são feitos os músculos. Apesar de bom, não é bem assim. Os aminoácidos que compõem as proteínas são os componentes básicos do músculo, e seu corpo precisa dessas substâncias durante e depois do treino para a sua recuperação.

Se você seguir uma dieta proteica, é importante que antes consultar um nutricionista. A razão por que devemos consumir proteínas com frequência ao longo do dia é porque os músculos são construídos fora do ginásio. Você pode passar uma hora ou duas treinando a cada dia, mas é durante as outras 22 horas quando se forjam os nossos resultados.

2. Encontre o 'sweet spot' de carboidratos

A proteína é a base do plano de nutrição de qualquer atleta que quer ganhar massa muscular, mas os carboidratos e as gorduras saudáveis são importantes, assim como a sua qualidade. A idéia de seguir uma dieta baixa em carboidratos para manter-se por baixo percentual de gordura corporal desejado é um erro. O problema não é consumir carboidratos, mas o tipo de carboidratos que você consome.

Tudo se resume a encontrar a quantidade de carboidratos que seu corpo pode gastar depois e consumi-los estrategicamente, em vez de estar à mercê dos desejos ou nos deixar levar por certas situações sociais. De esta forma, também se pode definir, sem perder musculatura facilmente.

Os carboidratos dão aos músculos trabalhadores a energia necessária para fazer o seu trabalho. Sem eles, você vai se sentir cansado e suas sessões de treinamento definitivamente serão mais difíceis. Do mesmo modo que você faz uma boa ingestão de proteínas para reparar seus músculos depois do treino, procure o "ponto doce" de carboidratos que você possa maximizar a energia e repor os níveis de glicogénio. E tal como acontece com as proteínas, a qualidade é fundamental. Os carboidratos devem provir de alimentos ricos em fibras e nutrientes: batata, aveia e arroz integral, entre outros.

3. A importância de consumir gorduras saudáveis

Em épocas anteriores, a idéia de "gorduras saudáveis" parecia como uma contradição de termos. Hoje, felizmente, estamos mais bem documentados. Assim como os carboidratos, as gorduras têm muitas vezes de má fama, mas precisa, e não pequenas doses. Quando se trata de ganhar massa muscular, a gordura é uma grande fonte de calorias, oferecendo o dobro dos hidratos de carbono e proteínas. A gordura fornece 9 calorias por grama. Os carboidratos e as proteínas fornecem 4 calorias por grama. Além de saber quais são os melhores alimentos para ganhar massa muscular, lembre-se que a qualidade das calorias que consumimos é a primeira prioridade quando você está tentando ganhar massa muscular de qualidade.

3 dicas para ganhar massa muscular sem ganhar peso
Rate this post